Reter talentos e diminuir o turnover são dois dos principais desafios enfrentados pelas organizações.
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a retenção de talentos se destaca como uma das estratégias mais críticas para empresas que buscam sustentabilidade e crescimento a longo prazo. O turnover elevado não apenas implica custos significativos relacionados à contratação e treinamento de novos colaboradores, mas também pode afetar a moral da equipe e a continuidade dos negócios. Portanto, desenvolver técnicas eficazes para reter talentos é fundamental. Entre as diversas estratégias disponíveis, a criação de um ambiente de trabalho positivo e engajador emerge como a abordagem mais eficaz.
Nesse artigo você verá:
- O que é índice de turnover?
- Quais são as principais causas do turnover?
- Qual é a solução para reter talentos?
- Mas só o feedback anônimo resolve o turnover?
Quando uma empresa não consegue reter talentos, ela enfrenta uma série de efeitos negativos provocados pela alta rotatividade, tais como:
- Dificuldade para formação de equipes
- Baixo engajamento dos colaboradores
- Aumento no custo de recrutamento e seleção
- Dificuldade na atração de talentos
- Redução de produtividade
O que é índice de turnover?
O índice de turnover é a taxa média de demissões de colaboradores em relação ao número médio de funcionários em um determinado período.
De forma geral, podemos dizer que o índice de turnover pode ser calculado com a seguinte fórmula:
- ((admissões do período + demissões do período) ÷ 2) ÷ total de funcionários ativos no período.
Ao final, o resultado deve ser multiplicado por 100 para obter a porcentagem referente ao índice de turnover. Segundo especialistas, a rotatividade é uma taxa que deve ser mantida sempre abaixo de 5%.
Quais são as principais causas do turnover?
Existem diferentes tipos de razões que levam ao aumento dos índices de turnover. Para reter talentos é importante analisar cada situação para verificar o que está causando esse problema.
Veja quais são algumas das principais causas para esses tipos de demissões:
- Funcionários sobrecarregados;
- Relacionamento ruim com o chefe;
- Cultura organizacional tóxica;
- Remuneração abaixo do esperado;
- Falta de reconhecimento pelo trabalho realizado;
- Falta de oportunidade de crescimento;
- Tratamentos diferentes para pessoas do mesmo time.
No entanto, as causas coletadas nas entrevistas demissionais são apenas a ponta do iceberg. E muitas vezes o feedback que o colaborador dá para seu líder e para a organização, quando ouvidos, são praticamente inválidos.
É importante frisar que tanto nas entrevistas demissionais quanto em pesquisas para coletar feedback, os dados carecem de assertividade. Nem sempre o colaborador tem a maturidade para ser 100% honesto no seu feedback.
Qual é a solução para reter talentos?
A melhor ferramenta para obter essas respostas é o feedback anônimo e frequente da sua equipe.
Exatamente! O anonimato é extremamente importante nesse processo de feedback. É ele que garante que as pessoas darão respostas verdadeiras, sem nenhum receio de retaliação.
O feedback anônimo diminui o turnover em várias empresas. Além de reter talentos, aumenta o senso de pertencimento, pois todos os colaboradores são ouvidos independente de quem são ou do cargo que ocupam.
Mas só o feedback anônimo resolve o turnover?
No entanto, não basta apenas receber feedback anônimo, é importante o papel da liderança no tempo de resposta do feedback, clareza na comunicação das ações subsequentes, bem como o papel da área de RH em acompanhar a liderança e as equipes nesse processo.
Técnicas como a dos 5 porquês são recomendadas para trabalhar esse formato efetivo de feedback.
Juntamente com o feedback anônimo, também é importante indicadores quantitativos de engajamento cultural, como, por exemplo, o e-NPS.
Com esse tipo de avaliação, a liderança e o RH conseguem mapear com precisão os aspectos da organização que contribuem para a retenção de talentos.
Para reter talentos, a empresa precisa identificar o que deixa os funcionários insatisfeitos. Dessa forma, ela consegue identificar os pontos de atrito, fazer alterações em seus processos e realizar uma gestão de pessoas adequada, moldando a cultura organizacional para tornar o ambiente mais estimulante e acolhedor.