Pesquisa de engajamento semanal: o que é e como aplicar

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A chave para construir uma equipe que trabalha bem em conjunto e também individualmente é a boa comunicação. E uma peça fundamental para isso é o feedback constante. Por isso, as pesquisas de engajamento semanais podem ser um diferencial no seu processo de crescimento.

Essas revisões periódicas dos seus profissionais serão importantes para saber como cada um se sente em relação às tarefas, cultura da empresa e seu relacionamento com pares e líderes. Se você conseguir fazer isso semanalmente, esses resultados podem ser ainda melhores!

Reunimos aqui uma série de vantagens para esse tipo de processo. Agora é hora de analisar o valor que pode agregar a cada uma das etapas e o crescimento após cada avaliação. Se sentir reconhecido também é um ponto de atenção que você pode superar com esse tipo de metodologia.

Pesquisa de engajamento semanal é positiva

Se você tem a oportunidade de conversar com seu time semanalmente e colher informações relevantes para toda a empresa, por que não fazer isso? Essa é uma chance de fazer atualizações constantes e impactantes, aumentando a probabilidade de que os envolvidos conversem mais sobre os seus resultados. E isso pode ser feito com bem mais do que os clássicos relatórios.

Acompanhe esse momento com perguntas sobre pontos específicos para melhorar o engajamento da equipe e você promoverá uma cultura corporativa bem mais saudável. Isso também é valioso para aumentar a produtividade a longo prazo, já que esse envolvimento traz uma boa sensação de confiança entre todos.

Melhorando a maturidade da equipe para o feedback semanal

Quando pensamos em feedback, é importante lembrar que não é preciso apenas saber fazer, mas também recebê-lo. E isso depende muito do desenvolvimento de cada profissional. Se você está sempre em contato com cada um deles, você pode trabalhar as habilidades com mais frequência. E não importa se é como um líder ou um liderado.

Isso será bem importante para que sua equipe tenha a maturidade suficiente para ser beneficiada no processo. Não force críticas nas suas pesquisas de engajamento semanais, mas tente ser realista sempre. Os pontos positivos devem ser bem trabalhados para que essa situação não seja vista como microgestão. A ideia é ter mais uma ferramenta de produtividade e eficiência para todos.

É importante que todos sejam encorajados a compartilhar dificuldades em um projeto ou contar que resolveram um problema por conta própria. Ao pedir esse tipo de informação semanalmente, você poderá ver alguns desses triunfos acontecendo e poderá reconhecê-los quase que de imediato.

O papel da liderança na pesquisa de engajamento semanal

O reconhecimento das lideranças é parte dos resultados das pesquisas de engajamento semanais. E esses pontos de atualização serão importantes para construir bons relacionamentos. Além disso, é uma boa chance de acompanhar o desempenho de seu time de perto.

A liderança precisa estar atenta para as oportunidades de perguntar sobre temas fora da caixa e que possam acelerar as percepções sobre os temas. Quer usar bem a metodologia? Pergunte sobre temas específicos, mas que serão impactantes nos próximos períodos, e procure feedback sobre o seu estilo de gestão.

Assim você receberá respostas mais precisas do que nas avaliações de desempenho anuais ou semestrais. Isso será possível já que tudo será feito de maneira mais natural e contínua.

Como aplicar a pesquisa de engajamento todas as semanas?

Transparência é parte essencial do processo. Por isso, tudo começa logo após o alinhamento com os gestores e o anúncio de que serão realizadas pesquisas de engajamento semanais com toda a equipe. E você quer que seja mínimo o impacto da chegada do primeiro link para a pesquisa.

Então não pode fazer com que o seu material seja considerado uma novidade desconhecida. Deixe bem claro o que será feito e como: um e-mail geral ou uma reunião com alguns grupos deixa claro e objetivo o que será feito.

Antes de escolher as perguntas para suas pesquisas de engajamento semanais, lembre-se de fazer um recorte temporal e não exceder o volume de questionamentos. Porque se as pessoas vão fazer isso todas as semanas, é bom que você varie as temáticas.

Assim, pergunte sobre ambiente, equilíbrio com a vida pessoal, sentimentos sobre o time, motivação e felicidade no ambiente de trabalho de maneira constante. Para as variações e necessidades pontuais, faça pesquisas personalizadas.

A análise das respostas deve ser feita de maneira rápida e as soluções aplicadas também com agilidade. É sempre recomendável compartilhar os resultados com todo o time, mas deixe isso claro antes, transparência sempre!

Revise e repita sempre que planejado – nesse caso, semanalmente – e não se esqueça de tomar as atitudes necessárias para que esse processo seja sempre um sucesso.

Sugestões de perguntas para pesquisa de engajamento semanal

Para que possa extrair o melhor das suas pesquisas de engajamento, tente sempre colocar pontos que serão importantes para a construção de um clima organizacional saudável e colaborativo. Com periodicidade semanal, essa será uma ótima maneira de validar os aprendizados e feedback da equipe. 

Algumas ideias para sua pesquisa:

  • As pessoas no trabalho ajudam você com o seu desenvolvimento profissional?
  • Na maioria dos dias você se sente realizado com o trabalho que faz?
  • Suas responsabilidades estão claras?
  • Você tem liberdade suficiente para decidir como realizar o seu trabalho?
  • Os líderes da empresa demonstram que as pessoas são essenciais para o sucesso?
  • Você acredita que o seu trabalho tem impacto no propósito da empresa?
  • De um modo geral, como você avaliaria seu nível de felicidade no trabalho?
  • Em uma escala de 0 a 10, o quão satisfeito você está com a frequência de comunicação com o seu gestor direto?
  • Em uma escala de 0 a 10, como é o nível de conhecimento dos seus pares?
  • Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar os produtos e serviços da empresa?

Mantenha a transparência

É importante que todos compreendam e reconheçam seus resultados no final de cada semana. Será bem mais fácil detectar um ponto de melhoria se suas pesquisas de engajamento se tornarem frequentes. Porque com o prazo curto, as necessidades não serão negligenciadas com facilidade.

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