Reter talentos: técnica mais eficaz para diminuir o turnover

reter-talentos-para-diminuir-o-turnover

Reter talentos e diminuir o turnover são dois dos principais desafios enfrentados pelas organizações.

Quando uma empresa não consegue reter talentos, ela enfrenta uma série de efeitos negativos provocados pela alta rotatividade, tais como:

  • Dificuldade para formação de equipes
  • Baixo engajamento dos colaboradores
  • Aumento no custo de recrutamento e seleção
  • Dificuldade na atração de talentos
  • Redução de produtividade

O que é índice de turnover?

O índice de turnover é a taxa média de demissões de colaboradores em relação ao número médio de funcionários em um determinado período.

De forma geral, podemos dizer que o índice de turnover pode ser calculado com a seguinte fórmula:

  • ((admissões do período + demissões do período) ÷ 2) ÷ total de funcionários ativos no período.

Ao final, o resultado deve ser multiplicado por 100 para obter a porcentagem referente ao índice de turnover. Segundo especialistas, a rotatividade é uma taxa que deve ser mantida sempre abaixo de 5%.

Quais são as principais causas do turnover?

Existem diferentes tipos de razões que levam ao aumento dos índices de turnover. Para reter talentos é importante analisar cada situação para verificar o que está causando esse problema.

Veja quais são algumas das principais causas para esses tipos de demissões:

  1. Funcionários sobrecarregados;
  2. Relacionamento ruim com o chefe;
  3. Cultura organizacional tóxica;
  4. Remuneração abaixo do esperado;
  5. Falta de reconhecimento pelo trabalho realizado;
  6. Falta de oportunidade de crescimento;
  7. Tratamentos diferentes para pessoas do mesmo time.

No entanto as causas coletadas nas entrevistas demissionais são apenas a ponta do iceberg. E muitas vezes o feedback que o colaborador dá para seu líder e para a organização, quando ouvidos, são praticamente inválidos.

É importante frisar que tanto nas entrevistas demissionais quanto em pesquisas para coletar feedback, os dados carecem de assertividade. Nem sempre o colaborador tem a maturidade para ser 100% honesto no seu feedback.

Qual é a solução para reter talentos?

A melhor ferramenta para obter essas respostas é o feedback anônimo e frequente da sua equipe.

Exatamente! O anonimato é extremamente importante nesse processo de feedback. É ele que garante que as pessoas darão respostas verdadeiras, sem nenhum receio de retaliação.

O feedback anônimo diminui o turnover em várias empresas. Além de reter talentos aumenta o senso de pertencimento, pois todos os colaboradores são ouvidos independente de quem são ou do cargo que ocupam.

Mas só o feedback anônimo resolve o turnover?

No entanto não basta apenas receber feedback anônimo, é importante o papel da liderança no tempo de resposta do feedback, clareza na comunicação das ações subsequentes, bem como o papel da área de RH em acompanhar a liderança e as equipes nesse processo.

Técnicas como a dos 5 porquês são recomendadas para trabalhar esse formato efetivo de feedback.

Juntamente com o feedback anônimo, também é importante indicadores quantitativos de engajamento cultural, como por exemplo o e-NPS.

Com esse tipo de avaliação, a liderança e o RH conseguem mapear com precisão os aspectos da organização que contribuem para a retenção de talentos.

Para reter talentos, a empresa precisa identificar o que deixa os funcionários insatisfeitos. Dessa forma, ela consegue identificar os pontos de atrito, fazer alterações em seus processos e realizar uma gestão de pessoas adequada, moldando a cultura organizacional para tornar o ambiente mais estimulante e acolhedor.

Mais Lidos

O que é turnover e por que ele acontece?

Chega dia 1º, o mês começa a todo vapor. Você, gestor, conhece bem suas metas e sabe que não será fácil atingi-las; precisará que sua equipe dê o seu melhor para chegar ao final do mês com uma vitória para comemorar. Você analisa os...

Continue lendo

Liderança Adaptativa: você está preparado para ela?

Liderança é um tema muito estudado por teóricos organizacionais e da administração. Um bom exemplo é o livro “O poder da inteligência emocional” que aborda 6 estilos diferentes de liderança. No entanto, há um estilo muito importante que todo líder precisa conhecer: a liderança adaptativa....

Continue lendo

RH Ágil: Metodologia Ágil para RH

Neste post você verá:De onde vem o RH ÁgilO Manifesto Ágil do RHO Manifesto Ágil do RH valoriza MAISO Manifesto Ágil do RH valoriza MENOSOs princípios de um RH ÁgilHumanos não são recursos De onde vem o RH Ágil O conceito ágil surgiu no...

Continue lendo