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Como dar feedback assertivo e manter a equipe engajada

3 Min de Leitura

Quando essa prática se torna frequente, a equipe se torna mais engajada. Consequentemente, ela apresenta melhores resultados para o negócio.

  • Melhora a capacidade de expressão e a imagem social;
  • Fomenta o respeito pelas outras pessoas;
  • Ajuda a resolver confrontos;
  • Melhora a capacidade de negociação;
  • Aumenta a autoconfiança;
  • Confere mais credibilidade;
  • Diminui o estresse.

Mas será que todo feedback tem esse efeito sobre o time? Infelizmente, não. Nem sempre o gestor consegue, nesse momento, fazer observações relevantes, que levem seu time a uma reflexão consistente e uma mudança de comportamento positiva.

Então, vamos tratar desse assunto neste post. Conheça alguns fatores importantes que fazem toda a diferença para que o feedback seja eficiente e conduza o time rumo à excelência.

Qual é a importância do feedback assertivo?

Quando o líder consegue mostrar ao colaborador como uma ação realizada por ele teve um efeito positivo, esse comportamento é reforçado, potencializando as chances de sucesso.

Porém, ele também precisa apontar possíveis mudanças que são necessárias para que o colaborador alcance um resultado melhor.

Portanto, o feedback assertivo tem duas funções:

  • Garantir que o colaborador descubra como realizar suas atividades da melhor maneira, promovendo a qualidade;
  • Demonstrar que o gestor valoriza o esforço que o colaborador fez.

Assim, dar feedback assertivo é uma habilidade essencial para o gestor. Quem domina essa prática encontra a chave para ter uma equipe produtiva e de alta performance. O engajamento é um dos principais resultados obtidos.

O que é um feedback assertivo?

Podemos dizer que um bom feedback é relevante e consistente.

Nesses casos, o líder consegue abordar tópicos que o colaborador reconhece em sua rotina. Portanto, ele está conectado à realidade da equipe e oferece referências para as mudanças de comportamento positivas.

Como dar feedback assertivo?

Assertividade é uma postura comportamental. A pessoa assertiva pode expor suas posições de maneira firme e direta, com segurança transparência, mas sem causar constrangimentos.

Portanto, a assertividade é essencial no feedback. Quando tem essa característica, o líder consegue tratar dos assuntos previstos de forma natural e específica, trazendo dados relevantes. Ele mostra as situações em que o colaborador teve bom desempenho e também os pontos que ele precisa melhorar para alcançar um nível superior de performance.

Além de escolher a melhor hora de dar feedback, é importante que ele vá direto ao ponto. Ele deve mencionar situações reais que revelam o resultado gerado pelas atitudes do colaborador com segurança e serenidade.

Como o feedback da equipe é importante para o líder?

Segundo Harvard Business Reviewquanto mais o líder ouve, mais ele é visto como um líder que dá feedback.

Fonte: Harvard Business Review – Zenger/Folkman

Com que frequência você, como líder, tem recebido feedback? Muitos gestores estão acostumados a avaliar os colaboradores, mas são avaliados por outras pessoas com uma frequência muito menor.

O líder passa a entender quais são os fatores que contribuem para a satisfação do grupo, como eles enxergam as tarefas delegadas a eles, as dificuldades que enfrentam, obstáculos, pontos de atrito e assim por diante.

Além disso, se o colaborador tem a oportunidade de expressar sua opinião e relatar suas dificuldades, ele se sente ouvido. Isso desenvolve nele o senso de valor e pertencimento. Ouvir gera confiançasatisfação e aumenta a criatividade do time.

Como melhorar esse cenário?

Portanto, o primeiro passo para criar uma cultura sólida em que o feedback é visto como uma ferramenta para o aperfeiçoamento de todos é implementar técnicas efetivas.

A principal dessas técnicas é o feedback anônimo e frequente. Ele é o canal perfeito em que os colaboradores, com suas identidades protegidas, se sentem livres para se comunicarem com seus líderes e a própria empresa.

Também é fundamental utilizar questões variadas. Elas permitem que o gestor avalie diversos fatores que impactam na satisfação dos funcionários.

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