Como dar feedback assertivo e manter a equipe engajada

como-dar-feedback-assertivo

Quem dá feedback assertivo, se comunica de forma clara, objetiva, transparente e honesta. Nem todas as pessoas conseguem comunicar com assertividade, porque ela é um direito e não uma obrigação. Essa forma de comunicar tem várias vantagens, entre elas:

significados.com.br
  • Melhora a capacidade de expressão e a imagem social;
  • Fomenta o respeito pelas outras pessoas;
  • Ajuda a resolver confrontos;
  • Melhora a capacidade de negociação;
  • Aumenta a autoconfiança;
  • Confere mais credibilidade;
  • Diminui o estresse.

Quando essa prática se torna frequente, a equipe se torna mais engajada. Consequentemente, ela apresenta melhores resultados para o negócio.

Mas será que todo feedback tem esse efeito sobre o time? Infelizmente, não. Nem sempre o gestor consegue, nesse momento, fazer observações relevantes, que levem seu time a uma reflexão consistente e uma mudança de comportamento positiva.

Então, vamos tratar desse assunto neste post. Conheça alguns fatores importantes que fazem toda a diferença para que o feedback seja eficiente e conduza o time rumo à excelência.

Qual é a importância do feedback assertivo?

Quando o líder consegue mostrar ao colaborador como uma ação realizada por ele teve um efeito positivo, esse comportamento é reforçado, potencializando as chances de sucesso.

Porém, ele também precisa apontar possíveis mudanças que são necessárias para que o colaborador alcance um resultado melhor.

Portanto, o feedback assertivo tem duas funções:

  • Garantir que o colaborador descubra como realizar suas atividades da melhor maneira, promovendo a qualidade;
  • Demonstrar que o gestor valoriza o esforço que o colaborador fez.

Assim, dar feedback assertivo é uma habilidade essencial para o gestor. Quem domina essa prática encontra a chave para ter uma equipe produtiva e de alta performance. O engajamento é um dos principais resultados obtidos.

O que é um feedback assertivo?

Podemos dizer que um bom feedback é relevante e consistente.

Nesses casos, o líder consegue abordar tópicos que o colaborador reconhece em sua rotina. Portanto, ele está conectado à realidade da equipe e oferece referências para as mudanças de comportamento positivas.

Como dar feedback assertivo?

Assertividade é uma postura comportamental. A pessoa assertiva pode expor suas posições de maneira firme e direta, com segurança e transparência, mas sem causar constrangimentos.

Portanto, a assertividade é essencial no feedback. Quando tem essa característica, o líder consegue tratar dos assuntos previstos de forma natural e específica, trazendo dados relevantes. Ele mostra as situações em que o colaborador teve bom desempenho e também os pontos que ele precisa melhorar para alcançar um nível superior de performance.

Além de escolher a melhor hora de dar feedback, é importante que ele vá direto ao ponto. Ele deve mencionar situações reais que revelam o resultado gerado pelas atitudes do colaborador com segurança e serenidade.

Como o feedback da equipe é importante para o líder?

Segundo Harvard Business Review, quanto mais o líder ouve, mais ele é visto como um líder que dá feedback.

Com que frequência você, como líder, tem recebido feedback? Muitos gestores estão acostumados a avaliar os colaboradores, mas são avaliados por outras pessoas com uma frequência muito menor.

O líder passa a entender quais são os fatores que contribuem para a satisfação do grupo, como eles enxergam as tarefas delegadas a eles, as dificuldades que enfrentam, obstáculos, pontos de atrito e assim por diante.

Além disso, se o colaborador tem a oportunidade de expressar sua opinião e relatar suas dificuldades, ele se sente ouvido. Isso desenvolve nele o senso de valor e pertencimento. Ouvir gera confiança, satisfação e aumenta a criatividade do time.

Como melhorar esse cenário?

Portanto, o primeiro passo para criar uma cultura sólida em que o feedback é visto como uma ferramenta para o aperfeiçoamento de todos é implementar técnicas efetivas.

A principal dessas técnicas é o feedback anônimo e frequente. Ele é o canal perfeito em que os colaboradores, com suas identidades protegidas, se sentem livres para se comunicarem com seus líderes e a própria empresa.

Também é fundamental utilizar questões variadas. Elas permitem que o gestor avalie diversos fatores que impactam na satisfação dos funcionários.

Mais Lidos

O que é turnover e por que ele acontece?

Chega dia 1º, o mês começa a todo vapor. Você, gestor, conhece bem suas metas e sabe que não será fácil atingi-las; precisará que sua equipe dê o seu melhor para chegar ao final do mês com uma vitória para comemorar. Você analisa os...

Continue lendo

Liderança Adaptativa: você está preparado para ela?

Liderança é um tema muito estudado por teóricos organizacionais e da administração. Um bom exemplo é o livro “O poder da inteligência emocional” que aborda 6 estilos diferentes de liderança. No entanto, há um estilo muito importante que todo líder precisa conhecer: a liderança adaptativa....

Continue lendo

RH Ágil: Metodologia Ágil para RH

Neste post você verá:De onde vem o RH ÁgilO Manifesto Ágil do RHO Manifesto Ágil do RH valoriza MAISO Manifesto Ágil do RH valoriza MENOSOs princípios de um RH ÁgilHumanos não são recursos De onde vem o RH Ágil O conceito ágil surgiu no...

Continue lendo